Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de março de 2010

O bom e o mal uso da liberdade


As escolhas podem ser fáceis ou difíceis.Por exemplo: é fácil escolher entre tipos de sorvetes.Mas é difícil escolher uma dentre tantas profissões.
As escolhas também podem ser indiferentes ou graves.Por exemplo:Optar entre ir ao cinema ou ficar em casa jogando videogame,é indiferente,não altera nada em nossa vida.Mas escolher entre roubar e não roubar faz muita diferença não é mesmo?
O uso da liberdade implica riscos.Nem sempre sabemos o que é melhor para nós.Ás vezes escolhemos o mal pensando ter escolhido o bem.É preciso ter cuidado e aprender a escolher corretamente "Nem tudo o que reluz é ouro",diz o provérbio.Nem tudo o que parece verdadeiro,o é de fato.
Quem usa mal a liberdade pode até perdê-la,tornando-se escravo de seus instintos,dos vícios,das coisas e dos outros.
Em questão de liberdade,é preciso distinguir os verbos Poder e Dever. Podemos práticas o mal,porque somos livres.Mas não devemos, pois ele prejudica a nós e aos outros.

"A liberdade depende muito do meio ambiente em que vivemos.Quem nasce e vive numa sociedade escravizada pelos vícios,pelo comunismo,pelas modas,pela ignorância e pelas superstições,encontra muita dificuldade em ser livre"

segunda-feira, 1 de março de 2010

O mundo!


Vivo em um mundo frio,onde o Sol não quer mais brilhar com medo de "levar" uma bala perdida ao ser confundido com ouro…Onde o dinheiro fala mais altodo que a felicidade e os direitos,Onde se compra pessoas com preços a cada dia mais baixos…Onde se vê na TV a miséria, a guerra, doenças ainda não conhecidas…e o que muitos querem é sair na capa de alguma revista famosa ou aparecer na TV.Mundo sem piedade,onde pais matam filhos e filhos matam pais ou onde os mesmos geram uma criatura sem culpa que se torna culpada por apenas ter existido.Onde tristeza invade e a alegria se esconde com medo de sofrer…
Mundo pequeno demais para ser preservado,porém grande para ser destruido? Preserve o que sobrou da desvastação de um animal egoísta…Mundo de poucos mas que divido se torna a casa de muitos como você.Mundo forte, que o agradeço por ainda ser mundo.

NÃO PENSE DUAS VEZES...


A felicidade é um susto. Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas. Chega sem chegar, insinua mais que propõe… Felicidade é animal arisco. Tem que ser adimirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.
Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.
Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.
Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.
Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira… Eu vivo assim… Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas.
O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro vez em quando.
Felicidades pequenas… O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.
A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.
E então sorrio, como quem sabe,que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças… E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.
O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes…

(Pe.Fábio de Melo)